Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?



Se você é usuário do Windows, é bem possível que em algum momento tenha reclamado que o PC estava mais lerdo do que uma tartaruga. Esse sentimento é compartilhado entre muitos adeptos do sistema operacional da Microsoft e, por consequência, é um dos argumentos mais usados por quem apoia os softwares livres para convencer outras pessoas a seguir essa filosofia de “vida virtual”.
Deixados os diferentes pontos de vista de lado, depois que a explosão de raiva passa (e a máquina consegue finalmente rodar o programa executado), surge a curiosidade de saber por que o SO se torna cada vez mais lento com o seu uso.
Neste artigo, vamos explicar quais são os principais motivos de o seu computador ficar lento com o tempo e dar algumas dicas de como você pode retardar ou evitar que tal incômodo aconteça.

Registros inválidos

Em essência, os sistemas operacionais acumulam dados com frequência. O problema é quando esse amontoado de informações é mantido sendo desnecessário para o correto funcionamento da plataforma. Eis que chegamos a um dos grandes problemas do Windows.
Grosso modo, o software da Microsoft armazena tudo o que fazemos no computador, como execução de programas, preferências das contas dos usuários e personalização das configurações de componentes de hardware, em um banco de dados – o chamado Registro do Windows.
Ao longo do tempo, vamos instalando e desinstalando aplicativos, alterando configurações da máquina e mudando o visual do sistema. A cada nova atividade, acontece uma movimentação de arquivos e dados temporários dentro da plataforma – os quais são responsáveis por passar as diretrizes para o funcionamento do PC. Contudo, muitos dos dados salvos anteriormente nesses registros são deixados para trás.
Com isso, o espaço de armazenamento para essas informações vai crescendo e, toda vez que você executa um comando, o SO precisa percorrer uma infinidade de registros para encontrar a diretriz que precisa. Consequentemente, o tempo de resposta do Windows fica mais lento.
Uma pesquisa realizada pela iolo Labs monitorou o comportamento de máquinas utilizadas entre 0 e 24 meses. Um dos resultados alcançados foi que nesse período o Windows XP passou a apresentar 340 erros entre o total dos seus registros – o que pode aumentar a possibilidade de travamentos e o acúmulo de processos inúteis, sobrecarregando o processador e a memória RAM. Para acessar o documento referente a esse estudo (em inglês), clique aqui.
 
(Fonte da imagem: iolo Labs)

Fragmentação de arquivos

Enquanto você navega pela internet, copia documentos, transfere fotografias da câmera digital ou assiste a um filme no computador, por exemplo, o sistema operacional está constantemente gravando e excluindo dados do disco de armazenamento. No meio de toda essa movimentação de bytes, acabam se formando espaços vazios e inocupados entre os arquivos.
Esse processo é chamado de fragmentação, ou seja, com a sua utilização, o Windows acaba segmentando o espaço de armazenamento de maneira ineficiente. As milhares de lacunas “em branco” deixadas pelo sistema tornam o processo de leitura dos dados armazenados mais longa, pois a plataforma não consegue identificar se um byte está vazio ou não. Assim, o SO precisa percorrer todo o HD lendo uma infinidade de “buracos”.
Além disso, os arquivos salvos pelo Windows são “despedaçados” e vão sendo alocados de maneira aleatória – uma bagunça que também influencia no tempo de recuperação das informações. Isso porque a plataforma conhece apenas os bytes inicial e final de cada arquivo e precisa encontrar as partes restantes daquele conteúdo em todo o disco de armazenamento.
Por tais características é que a desfragmentação do HD (leia-se agrupamento dos pedaços de um mesmo arquivo e eliminação dos espaços vazios) é fundamental para um bom desempenho do sistema operacional.
Como você deve ter percebido, a mania de alguns usuários de instalar tudo o que é tipo de software no PC é extremamente prejudicial para o desempenho do Windows. A prática de testar dezenas de programas e depois desinstalá-los acaba deixando rastros dos aplicativos e entradas inválidas no Registro do sistema.

Atualizações do Windows

Quem utiliza o sistema operacional da Microsoft há muito tempo sabe que a empresa lança constantes atualizações para a sua plataforma (geralmente acrescentando melhorias de segurança ou corrigindo pequenas falhas). Contudo, existem reformulações mais complexas e que alteram diversas características do software – os conhecidos Services Packs.
É indiscutível que tais adaptações são essenciais para manter o computador seguro. O problema nesses procedimentos é que todas essas atualizações vão se sobrepondo aos arquivos existentes. Esse é outro fator que colabora com o acúmulo de dados completamente desnecessários para o SO.
Em suma, quanto mais softwares forem agregados ao sistema, mais registros são criados, novos processos são iniciados, outros drivers são necessários e, obviamente, maior será a exigência do hardware.
Por isso, uma máquina com o Windows XP que passou pelas atualizações dos Services Packs 1, 2 e 3 nunca terá o desempenho de um PC que teve o SO instalado diretamente com a terceira versão do pacote de melhorias – mesmo que ambos os equipamentos tenham a mesma configuração de hardware.

Pesando na memória

Para finalizar os motivos da lentidão do computador, não poderíamos deixar de citar os programas que utilizam uma quantidade excessiva da memória. Os principais vilões dessa sobrecarga são os antivírus.
Alguns desses mecanismos de defesa operam sem tentar poupar o consumo de memória. Nesses casos, toda vez que você realiza um download, conecta um dispositivo, executa um programa ou simplesmente abre um documento no Word, o antivírus compara esses arquivos com uma lista de ameaças – o que pode levar muito tempo.
Contudo, não são apenas os antivírus que afetam o desempenho do Windows. Outra prática que pesa no processamento de dados é deixar uma série gigantesca de aplicativos iniciando com o sistema operacional. Muitos softwares ativam essa opção automaticamente quando instalados. Portanto, fique de olho sempre que for implementar um programa. Durante a inicialização do SO, mantenha apenas os aplicativos essenciais para o funcionamento do PC.
O carregamento de aplicativos desnecessários pode elevar o tempo de inicialização de um computador de 1 para 3 minutos e 40 segundos – conforme explicitado em outra pesquisa realizada pela iolo Labs. Além disso, esse estudo apontou que as tarefas de inicialização sem prioridade chegam a consumir 89% do desempenho da CPU nesse procedimento.
Por sua vez, de acordo com o primeiro levantamento citado neste artigo, a execução de softwares em segundo plano pode ocasionar a perda de 71% da capacidade da memória RAM. Esse uso constante e desnecessário por fim resulta em 7,5% de todas as tarefas que o processador realiza – um desperdício e tanto do poder de processamento do computador.
 
(Fonte da imagem: iolo Labs)

Hora da faxina

Até aqui explicitamos o que pode causar a lentidão do seu PC. Mas como prevenir que isso aconteça com a sua máquina? Basicamente, é preciso mudar alguns comportamentos e fazer limpezas frequentes no computador.
Conforme as sutis dicas deixadas ao longo do texto, você deve ficar atento para:
  • Eliminar o carregamento de programas desnecessários com o Windows;
  • Evitar a execução de softwares em segundo plano que você não esteja utilizando;
  • Procurar diminuir a incidência de instalação e desinstalação de programas apenas por curiosidade; e
  • Realizar a desfragmentação dos discos e a limpeza de arquivos temporários com frequência.
O Baixaki conta com uma ampla variedade de softwares que facilitam essa faxina no computador. Por exemplo, o CCleaner e o Advanced SystemCare são ótimas ferramentas para a limpeza de dados desnecessários e a correção de entradas inválidas no Registro do Windows.
Auslogics Disk Defrag possui recursos poderosos para uma desfragmentação eficiente do seu disco de armazenamento. Para finalizar, o Revo Uninstaller oferece mecanismos que eliminam completamente softwares do seu computador.

Microsoft promete que o Windows 8 poderá ser instalado com apenas 11 cliques


 
(Fonte da imagem: MSDN Blog)
A Microsoft acabou de divulgar mais uma publicação enorme no seu blog de desenvolvimento com detalhes sobre o Windows 8, dessa vez referentes ao processo de instalação do novo sistema operacional. O texto cita diversos detalhes interessantes, incluindo os esforços para simplificar a instalação, um novo método de obter o sistema online e a automatizações de processo.
No que se refere a facilitar o processo, a Microsoft afirma que, se antes eram precisos 4 assistentes e até 60 telas para terminar a atualização para o Windows 7, agora, no 8, essa atividade poderá ser feita com apenas 11 cliques e o sistema ainda pode ser baixado da internet durante a instalação.Comparação entre o número de cliques necessários para instalar cada versão do Windows. (Fonte da imagem: MSDN Blog)
Quando falamos de upgrades do sistema, o Windows 8 também demonstra uma performance muito superior. De acordo com um gráfico no blog, uma instalação limpa do Windows 7 poderia levar até 513 minutos (mais de oito horas) para ser concluída, caso o usuário optasse por fazer o update de todos os 1,4 milhões de arquivos disponíveis. Já no Windows 8, a mesma operação deve levar 52 minutos.
Como o novo sistema completamente otimizado para entrega digital, a Microsoft também está fazendo questão que os arquivos de instalação sejam os menores possíveis. Ao usar o sistema operacional em uma ISO antiga do Windows 7 x86, o download do Windows 8 passa de 2,32 GB para apenas 1,51 GB.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/windows-8/15634-microsoft-promete-que-o-windows-8-podera-ser-instalado-com-apenas-11-cliques.htm#ixzz1eS5OUIt4

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Eu preciso de um notebook?


Se 15 anos atrás comprar um computador já era difícil (por causa dos preços cobrados), adquirir um notebook só era possível para as classes sociais mais abastadas. Felizmente o mundo da tecnologia evoluiu rápido o bastante para que os preços caíssem o suficiente para tornar a informática mais popular.
Hoje, por menos de 2 mil reais é possível adquirir um notebook de marcas conhecidas e com configurações muito boas. Mas será que um portátil é realmente necessário ou um desktop seria o suficiente para suas necessidades? Há uma série de perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de investir em uma máquina.

Para onde eu vou levar meu notebook?

A principal vantagem dos laptops é a portabilidade, ainda mais depois que eles tiveram o peso reduzido. Atualmente, há muitas mochilas e bolsas criadas especialmente para carregar os computadores com segurança e sem chamar a atenção das outras pessoas que estão na rua. Esse é um dos fatores que influenciaram o aumento de consumo de notebooks em todo o mundo.
 
(Fonte da imagem: Divulgação / Sumdex)
Mas se ele é tão portátil, para onde eu devo levá-lo? Há muitos usuários que costumam utilizar as máquinas em sala de aula, mas isso depende muito das necessidades de cada um. Estudantes que ainda estão no colégio (ensino fundamental e médio) não devem levar seus computadores para a sala de aula. Além de ser prejudicial à atenção, o seu uso é vetado em boa parte das escolas.
Na faculdade, o assunto é controverso. Enquanto muitos afirmam que a utilização da internet durante as aulas pode ser muito útil para agregar novos conteúdos às discussões, outros têm certeza de que durante a maior parte do tempo os notebooks estão sendo utilizados para fins que não são condizentes com as salas de aula.
Se você acha que é realmente essencial estar com o laptop na classe, precisa pensar em algumas outras questões. A maior parte das salas de aula conta com poucas tomadas, por isso um notebook com bateria pouco potente não seria muito eficiente. Levando em conta esse ponto, os estudantes deveriam então optar por computadores com maior autonomia ou tablets.

O que farei com ele?

Se o seu computador é sua central de games, então o melhor mesmo é continuar com um desktop. A menos que você possua recursos para comprar um notebook gamer, que pode chegar facilmente à marca de 5 mil reais (e há muitos que passam longe desse valor). Com muito menos você pode montar um computador com configurações suficientes para rodar bons jogos.
Outra função que não encontra os mesmos resultados em notebooks é a edição gráfica. Tanto vídeos quanto fotografias exigem monitores grandes em resoluções maiores do que as suportadas por notebooks, que raramente passam das 15 polegadas.
(Fonte da imagem: divulgação/Dell)
Mas é lógico que existe uma série de vantagens na utilização de portáteis. Se o notebook for utilizado para acessar emails e redes sociais, abrir mensageiros instantâneos e editores de textos, dificilmente ele ficará devendo para computadores de mesa. O melhor de tudo é que eles podem ser levados para todos os lugares, não ficando restritos ao escritório, por exemplo.

Em quanto tempo eu vou querer um upgrade?

Antes de optar por um notebook ou desktop, você precisa saber se vai ficar com as mesmas configurações por muito tempo. Comprar um notebook com pouca potência significa que você vai precisar ficar com ele por alguns anos e depois trocar de aparelho, pois poucas são as opções de upgrade. Geralmente apenas memória e disco rígido podem ser trocados.
Mas se você pode gastar um pouco mais para adquirir um laptop com configurações boas, então por alguns anos não será necessário pensar em trocar de máquina (a menos que ele seja utilizado para games, como dissemos mais acima). Mesmo assim, ainda serão limitadas as opções de upgrade permitidas pelo sistema.
Logo, se você é o tipo de usuário que não consegue saber de uma novidade sem ficar morrendo de vontade para melhorar seu computador, talvez seja hora de pensar melhor e optar por um desktop. Apesar de também possuir limitações de melhorias, elas são menos restritas.
(Fonte da imagem: Tecmundo)

Eu já tenho um computador! Um tablet seria o suficiente?

Se você já tem um computador com boas configurações, talvez o melhor a ser comprado para sua portabilidade seja um tablet ou um netbook. Os primeiros podem oferecer muito mais autonomia de bateria (chegando às 10 horas, como é o caso do iPad), podendo ainda ser sincronizados com as nuvens para que os documentos estejam sempre atualizados.
Netbooks também podem ser interessantes. Por não passarem das 10 polegadas, são mais portáteis do que notebooks e geralmente oferecem mais autonomia de bateria. Se você precisa de um teclado físico, o melhor a fazer é optar por um desses aparelhos, mas se o teclado virtual é o suficiente, um tablet é uma ótima opção.
.....
Como você viu, não existe uma resposta certa para a pergunta “Notebook é melhor do que desktop?”. A verdade é que existe um tipo de computador que se encaixa melhor para cada perfil de usuário. Gamers geralmente preferem máquinas de mesa por possuírem maior capacidade de upgrades e também pelos monitores e resoluções maiores.
Editores de imagens e vídeos também costumam sofrer com monitores pequenos, por isso optam por desktops, que ainda contam com melhor ventilação e estabilidade dos sistemas. Mas os notebooks estão evoluindo cada vez mais e já oferecem resultados excelentes para grande parte dos usuários, desde os iniciantes até os mais exigentes.
Se você não consegue se decidir entre um modelo ou outro, faça a si mesmo as perguntas que o artigo sugeriu. Com elas você pode ter uma ideia melhor de quais são as suas necessidades e também se um notebook supriria todas elas. Desejamos uma boa escolha e uma excelente compra para todos.


Leia mais em: tec mundo

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tecnologia Da Informação – Sua Empresa Sabe O Que É Isso ?


Era da Informação
Nós vivemos na Era da Informação. Hoje em dia, uma determinada informação classificada como economicamente vital pode valer muito mais que muitas empresas inteiras. Decisões de bilhões de dólares são tomadas baseando-se apenas em dados. Na tecnologia de informação temos os dados contidos em determinados instrumentos como as verdadeiras peças valiosas de uma empresa. Afinal, se os computadores de sua empresa forem invadidos e aquele projeto que ia deixar o mercado “de boca aberta” for roubado pelo concorrente; uma simples informação que trocou de mãos pode ser responsável pela falência do seu negócio.
Os dados contidos em seus sistemas são um patrimônio vital e como tal, devem ser considerados e ganhar a real importância no momento em que a empresa deve decidir suas políticas de gerenciamento. Acha isso um exagero? Imagine se um banco perdesse todos os dados de seus clientes; os prejuízos seriam incalculáveis. Para que a informação fosse tratada com a segurança e com o valor que merece, nasceu a Tecnologia da Informação. Que, nada mais é, do que um conjunto de procedimentos; técnicas; normas; meios e soluções reunidas sob a égide das mais diversas áreas de atuação profissional para garantir que a informação será sempre “bem cuidada”.
Assim, técnicos e engenheiros desenvolveram sistemas, procedimentos e ferramentas capazes de gerenciar a informação de forma a garantir-lhe a segurança e o uso adequado de seu poder e de seu valor para a empresa detentora. Desta forma, o bom uso das práticas e das disciplinas que compõem a chamada Tecnologia da Informação; pode ser responsável por grandes lucros e uma longevidade do seu negócio. Da mesma forma, erros cometidos nessa área, costumam ser desastrosos e custarem muito caro aos cofres das empresas que ousarem ignorar a importância de uma boa aplicação da tecnologia da informação em seus negócios.
Por mais incrível que possa parecer, uma infinidade de empresários sequer compreende a importância e os conceitos envolvidos por trás desse termo que mete tanto medo nos menos qualificados. A tecnologia da informação (ou simplesmente TI) não deve ser vista como um monstro devorador de recursos pelas pequenas empresas. Deve, antes de tudo, ser percebida como uma poderosa aliada na segmentação do mercado e na obtenção de lucros e de negócios cada vez mais rentáveis.
Mesmo sabendo que não existe uma “receita de bolo” e, muito menos, “almoço grátis”; muitos empresários têm a ilusão de que economizar na contratação de pessoal ou na política de gerenciamento da Tecnologia de Informação em suas empresas será um bom negócio. Normalmente, esses “visionários”, só compreenderão o real valor da Tecnologia da Informação quando sofrerem um grande prejuízo devido a sua política equivocada ou as suas práticas amadoras em relação às informações que circulam em suas empresas.
Para eles, Tecnologia da Informação, nada mais é do que um conjunto de procedimentos criados para dar emprego a muita gente a para fazê-los gastar muito dinheiro. Essa visão errônea e totalmente fora da realidade, só é destruída normalmente quando já é tarde demais.

Google vs Bing – Pela Soberania Quem Vencerá?


Google vs Bing
Google no segmento de mecanismos de busca na internet não é nenhum segredo pra ninguém, todavia não se pode negar que suas estruturas foram abaladas e questionamentos a respeito do seu verdadeiro poder surgiram com o lançamento do Bing pela Microsoft. Quem vencerá? O gigante tradicional, que existe desde os primórdios da massificação da internet, ou o gigante da nova era, que revolucionou o modo como navegamos na rede mundial de computadores?
Ambas continuam crescendo, e não dão sinais de cansaço. Sempre expandindo seus impérios, e desenvolvendo novas ramificações, responsáveis por novos produtos e serviços, que agregam ainda mais valor às suas marcas. E com a chegada do Bing, essa batalha chegou a um novo campo, o dos buscadores de internet, onde até então o Google era soberano, e não conhecia rivais à altura. Para se descobrir qual é o melhor, só com uma análise fria de cada um, procurando evitar se deixar levar pelas preferências pessoais por uma ou outra empresa, nem pelo costume de usar o que está disponível há mais tempo.
Na questão da aparência, o Google parece ficar em desvantagem, com sua tradicional tela branca, apenas com a logomarca da empresa e o espaço para digitar a busca, enquanto que no Bing, assim que abrimos a página já encontramos várias imagens, de alta definição. Porém, essa impressão é ilusória, uma vez que para um site de busca, o importante é a agilidade, e no caso de conexões com velocidades mais baixas uma página como a do Bing ficaria muito lenta, enquanto o Google abriria bem mais rápido. Nos demais aspectos, os dois são bem semelhantes, com opções para fazer login, mudar suas configurações de pesquisa, além de diversos links para cada um dos demais serviços disponíveis. E é nesse quesito (serviços) que o Google mostra que ainda é o mais completo da internet, com muito mais opções que o Bing, que ainda vai precisar “comer muito feijão com arroz” para representar uma ameaça real para o oráculo do mundo contemporâneo.

Apple – Conheça um Pouco de Sua História


Apple
A amizade entre Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da Apple, vai muito além do campo profissional. Colegas desde os tempos de colégio, Jobs e Wozniak sempre foram apaixonados por eletrônica e mantiveram contato mesmo após o final dos estudos. No início da década de 70, ambos trabalhavam no Vale do Silício e foi a partir daí que as primeiras sementes da Apple foram plantadas.
Tanto Jobs quanto Wozniak sempre se interessaram por inovações e montavam seus próprios computadores de maneira bastante artesanal. Em 1976, Woz desenhou aquele que seria o primeiro Apple Computer e contou com a visão e faro comercial de Jobs para tentar vender a ideia, sem sucesso inicialmente. A segunda tentativa veio em 1977, quando a dupla insistiu e lançou o segundo modelo da série, o Apple II, em uma feira de computadores local. A partir de então, as vendas dispararam até o início da década de 80, quando surgiu o Apple III. Era a consolidação da AppleComputer Inc. no mercado da informática.

Anos 80 e 90: da crise ao retorno
Trazendo a ideia de interfaces gráficas e mouse, original da empresa Xerox, Steve Jobs enxergou uma grande evolução e oportunidade para a evolução dos computadores. Em 1984, a Apple lançava o computador pessoal que revolucionaria a informática naquele período, o Macintosh, com sistema operacional próprio e já com as inovações importadas por Jobs na inspiração da Xerox. Com um marketing pesado sobre o produto, o Macintosh foi sucesso de vendas e teve repercussão mundial.
Apesar do enorme passo dado pela Apple, o restante dos anos 80 foi de vacas magras, principalmente após Jobs e Wozniak deixarem a empresa. A crise parecia sem fim até 1995, quando o retorno de Jobs deu gás novo à empresa, que passou a investir em outros setores da informática. Depois de lançar o iMac e o PowerBook, em 1998, foi a vez de a Apple investir na música, criando os consagrados players iPod e iTunes no ano de 2001.

A revolução dos anos 2000
O novo milênio trouxe ainda mais força a Apple, que não parou de crescer na primeira década. Depois do sucesso com os players de música, foi a vez de a empresa investir na telefonia lançando o iPhone em 2007, um smartphone touchscreen capaz de unir praticamente todas as funcionalidades desenvolvidas até então. Em 2010, a bola da vez passou a ser o mercado dos tablets, com o lançamento do iPad, mais um sucesso de vendas nos Estados Unidos e no mundo.
Com vendas anuais estipuladas em mais de 20 bilhões de dólares, a Apple tem sede em Cupertino, estado da Califórnia, e conta com milhares de funcionários espalhados por todo o planeta. Em setembro de 2010, ela também se tornou segunda maior empresa do mundo, atrás apenas da Exxon Mobil.

Televisores LED – Uma Revolução Na Tecnologia de Televisores


Hoje em dia com tanta variedade de Televisores, Lançamento de vários modelos a cada ano que passa, fica cada vez mais difícil de entender o que cada uma faz. Um dos modelos de televisores que estão saindo em grande escala no mercado hoje em dia são os Televisores LED, pois este oferece uma grande Qualidade quando se trata de imagens.
Televisor LED
geração de imagem em uma TV de LED é muito parecida com o processo em umaTV LCD. A diferença é que a luz branca que se encontra no backlight das TVs LCD, nos televisores de Led estão em um conjunto de leds com as cores primárias (Azul, Verde e Vermelha) e assim é feita uma filtragem de luz através do cristal líquido que é muito mais eficiente, tendo cores mais vivas, puras e com gama superior. A tecnologia de Led faz também com que a luz se mantenha em todo seu tempo de uso e que evite perda de brilho ou alteração na cor, independente de ter um ambiente claro ou não.
Os televisores de Led são bem brilhantes e com contraste melhor e cores mais vivas quando comparado aos televisores de LCD, tendo uma qualidade de imagem muito superior, devido a fabricação com diodos emissores de luz. Além de cores mais vivas as TVs de LED possibilitam também que a espessura dos aparelhos seja menor comparando aos outros modelos, chegando a uma espessura de até 3cm.
Os televisores de Plasmas são indicados para ambientes mais escuros pois são fiéis às cores de maior contraste, extremamente indicado para quem gosta de cinema.
As TVs de Led tem uma faixa de preçoque varia entre preços a partir de 1.500 reais para TVs 22 polegadas até quase 10.000 reais para as de 55 polegadas. É um ótimo eletrônico, mas é necessário gastar uma boa quantia para ter uma TV com alta resolução em casa.
Como funciona uma TV LED

E-Book Readers – Uma Biblioteca Inteira na Palma de Sua Mão


kindle Ebook Reader
As principais queixas dos leitores de e-books (livros eletrônicos) nos seus primórdios eram duas: a dificuldade para a leitura na tela do monitor do computador, que acabava se tornando bastante cansativa, e a inviabilidade de imprimir esses livros em casa para apreciá-los de maneira mais cômoda.
Buscando solucionar esses problemas a eBookCult lançou o primeiro e-book reader, um aparelho portátil revolucionário que tornava possível a leitura dos e-books em qualquer lugar, como um livro convencional, com a diferença de poder carregar vários títulos em apenas um dispositivo. Os e-books readers contam hoje com uma tecnologia conhecida como “papel eletrônico”, ou “tinta eletrônica”, onde não há iluminação como em uma tela de cristal líquido, assemelhando-se assim às páginas dos livros aos quais estamos habituados.
Outra vantagem dos e-books readers é a econômica, uma vez que os livros digitais são incomparavelmente mais baratos que os livros de papel, pois no preço desses estão incluídas as despesas com a produção: tinta, máquinas, papel, arte da capa, distribuição, entre outros fatores. O maior gasto pro usuário dos e-books readers ocorre apenas na aquisição do aparelho, no entanto, caso o comprador seja um leitor contumaz, valerá a pena, pelo dinheiro que economizará deixando de comprar os livros convencionais.
O e-book reader mais conhecido é o Kindle, fabricado pela Amazon. Sua versão mais recente, o Kindle 2, torna possível a leitura também de jornais e de blogs famosos, além, obviamente, dos e-books, com capacidade para armazenar até 1.500 livros. O Kindle 2 também garante acesso através do site amazon.com, a possibilidade de comprar livros eletrônicos, inclusive aqueles que figuram na lista dos mais vendidos do The New York Times. Segundo o seu fabricante, a bateria do Kindle 2 é capaz de durar até cinco dias, e o aparelho possui uma tecnologia capaz de transformar textos escritos em falados, além de poder servir como tocador de músicas no formato mp3 e carregar páginas da internet com mais velocidade do que o modelo anterior. Com o avanço da tecnologia dos e-books readers há quem diga que os dias dos livros de papel estão contados. Alguém ousa duvidar?

Google TV – Você Sabe o que é?


Novo Top Spin 4
Com o slogan “TV meets web. Web meets TV”, a Google lançou a Google TV e entrou no movimentado mercado de anúncio de televisão, que chega a girar em torno de 180 bilhões de dólares por ano. Segundo Eric Schmidt, presidente da Google, o serviço será gratuito e será lançado nos Estados Unidos ainda em 2010.
A Google TV traz uma série de inovações que pretende levar à televisão, diversas funcionalidades da internet. Dentre elas o próprio serviço de busca da Google. Com ele, seria possível procurar em sua TV conteúdos da programação que os canais de TV disponibilizam, além de vídeos na internet, como no site YouTube, e assistir tudo pela televisão. Também será possível acessar normalmente qualquer site na internet e dividir a tela da TV em janelas, onde poderá assistir à sua novela preferida e ao mesmo tempo ler em um site fofocas sobre o protagonista da trama, por exemplo. Além disso, na Google TV será possível rodar vários aplicativos do sistema Android, usado atualmente em smartphones. Será possível ainda utilizar o Google Translate para a legenda em tempo real de um programa em closed caption.
Para utilizar a Google TV, será preciso comprar um aparelho de TV que conterá a tecnologia instalada e será fabricado pela Sony, ou então adquirir um set top Box da Logitech que poderá ser ligado a qualquer TV com entrada HDMI. No entanto, não há qualquer previsão de quando essa tecnologia chegará ao Brasil. Além do preço, outro entrave para que a Google TV se popularize no Brasil será a atual velocidade de conexão à internet no país. A maioria dos lares não possui conexão com velocidade alta o suficiente para o serviço.
Há quem diga que a TV digital está com os dias contados com o lançamento da Google TV. Isso porque ela não traz a facilidade em encontrar programas e vídeos como a Google TV terá. Os impactos dessa tecnologia ainda não estão claros, porém devem ser gigantescos, como tudo o que a Google desenvolve.  TV e computador juntos, a praticidade da busca na internet com a qualidade da imagem de uma TV. As pessoas poderão assistir ao que quiser e na hora que quiser isso de certo modo já existe na internet, porém agora existirá também na televisão. As emissoras de TV aberta e canais fechados provavelmente terão que se reinventar com essa tecnologia. A disseminação da pirataria pode ficar ainda mais violenta, com pessoas baixando séries e novelas como bem entender para assistir direto na TV. Talvez, justamente por isso haverá um maior controle sobre sites que disponibilizam esse conteúdo. São muitas possibilidades e só o tempo e muitos downloads nos dirão a resposta.

Refrigeração Líquida – Tecnologia em Expansão


Refrigeração Líquida
Desde sua criação, a Tecnologia de circuitos integrados baseados em transistores pra processamento de dados evoluiu muito, fazendo com que tenhamos processadores cada vez mais rápidos.
Porém, a passagem de eletricidade pelos circuitos em frequências cada vez mais altas tem uma grande desvantagem que é a geração de calor. Quanto mais rápido um processador, mais ele aquece (comparando processadores de mesma arquitetura e fabricante).
A geração de calor em si não seria problema se o silício, material semicondutor usado na fabricação dos circuitos, não deixasse de conduzir eletricidade a partir de certa temperatura, o que impede o seu funcionamento. Além disso, o limite para esta temperatura está pouco acima dos 70 graus, temperatura facilmente alcançada por alguns modelos de processador quando sem refrigeração.
Assim, uma das mais importantes áreas de pesquisa para Computadores se encontra na refrigeração.
Os métodos tradicionais de refrigeração se baseiam em tirar o ar quente próximo dos processadores, permitindo uma troca de calor mais eficiente entre o ambiente e o chip, o que mantém suas temperaturas mais baixas. Contudo, tanto o aquecimento global quanto o constante desenvolvimento de tecnologias com frequências mais altas tem feito com que este método se torne pouco eficiente, aumentando os gastos de energia e prejudicando o desempenho dos computadores.
Logo, uma tecnologia em expansão hoje é a de refrigeração líquida. Esta consiste na utilização de líquidos em baixas temperaturas que captam o calor dos chips e joga no ambiente. Esta tecnologia é mais eficiente que a tradicional e permite que os processadores operem a temperaturas mais baixas.
A refrigeração líquida também tem sido vista como uma forma de permitir que os processadores consigam aumentar ainda mais suas frequências de operação.Os principais usos desta tecnologia atualmente são para resfriamento dos processadores e das gpus, processadores de vídeo das placas mais modernas.
Atualmente, várias empresas estão lançando coolers com refrigeração líquida. Estes coolers, conhecidos como water coolers são, em geral, compostos de 4 partes:
Cooler Refrigeração Líquida1 bloco, que faz a troca de calor entre o componente e o fluido
2 radiador para a troca de calor entre o fluido e o ambiente
3 bomba para injetar o líquido no sistema
4 compartimento de armazenamento para o líquido.
O fluido mais usado é a água destiladacom alguma porcentagem baixa de substâncias anticorrosivas, mas há sistemas mais extremos, com tecnologia mais avançada que a usada em Pcs comuns que usam nitrogênio líquido para o arrefecimento.
Faça uma boa pesquisa sobre os vários modelos, e procure um conjunto com uma boa interoperação para montar seu sistema de refrigeração líquida e mantenha seu PC operando sempre a temperaturas seguras e com máximo rendimento!

Tecnologia Verde – Melhorando a Vida dos Seres Humanos e do Meio Ambiente


Tecnologia Verde
Tem certo tempo que as empresas começaram a demonstrar verdadeiro interesse na preservação do meio ambiente, mas nota-se também que só isso não basta, é necessário mais do que preservação e reciclagem, é preciso diminuição na utilização de recursos naturais.
Pensando nisso e verificando a impossibilidade de continuidade da espécie humana sem alteração de alguns hábitos, empresas de pequeno, médio e grande porte vêm impondo em pequena escala a tecnologia verde, que é uma forma de evolução tecnológica sem grandes impactos ao meio ambiente.
O maior objetivo desta tecnologia é a sustentabilidade, que seria uma forma de garantir que as necessidades de gerações futuras possam ser atendidas de uma forma que esteja, no mínimo, sendo atendida agora.
As opções para aderir à tecnologia verde em sua vida são das mais diversas:
- UNIVERSAL SOLAR CHARGER
É um carregador movido a energia solar, disponível para qualquer aparelho eletrônico (celular, iPad, iPod e etc), funciona com qualquer voltagem e pesa somente 240 gramas.
- CARBON HERO
É um aparelho que acompanha sua rotina diária, mede o quanto de Carbono que foi emitido por você e passa a informação do quanto tem que ser feito para que este Carbono seja neutralizado.
- WATER POWERED ALARM CLOCK
É um relógio movido à água em vez de energia elétrica, pilhas ou baterias. Coloca-se água na parte traseira do relógio quando for necessário e este funcionará corretamente.
- SOLAR HOUSE NUMBER DISPLAY & MAILBOX
É um dispositivo que acumula energia solar durante o dia e, durante a noite, mantém aceso o número da sua casa para perfeita visualização do entregador de pizza ou de alguma visita, possuindo a versão para caixa de correio também.
Há também empresas que fazem campanhas que podem ser consideradas de âmbito ambiental:
NOKIA
Todos os aparelhos desta empresa emitem um alerta para o usuário retirar o carregador da tomada após a recarga, o que economiza energia suficiente para abastecer 85 mil residências por ano.
Esses pequenos atos têm modificado o modo de vida de inúmeras pessoas no mundo, sendo possível a expansão de tecnologia para diversas localidades e preservação do meio ambiente garantindo preservação do ser humano.

MMORPG – Conheça os RPG’s em Massa


MMORPG

A maioria dos jogadores já está acostumada com a modalidade de jogos online conhecidas como RPG. O role-playing game consiste em jogos em que os jogadores interpretam algum tipo de personagem definido, no qual o progresso deste jogo ocorre em um sistema de regras, já determinado pelo grupo, que joga ou até mesmo por livros existentes para essa finalidade. Os RPG’s são jogos colaborativos, em que uma equipe de pessoas luta por um objetivo comum sem criar concorrências entre si.
O novo estilo de jogo baseado no RPG, o qual trataremos neste artigo, é uma modalidade baseada no RPG, porém com algumas diferenças. O Massively ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Multi massive online Role-Playing Game ou simplesmente jogos MMORPG tem o mesmo conceito de interpretação de personagens dos jogos de RPG, porém pode envolver múltiplos jogadores, sendo que sua história ocorre totalmente no mundo online.
Os jogos MMORPG mais visados atualmente são:
Runes of Magic – É um jogo no estilo World of Warcraft, sem mensalidades e com atualizações regulares de novos conteúdos. O jogador encarna um dos vários personagens existentes e enfrenta as mais variadas criaturas nos cenários mais intensos já criados para jogos MMORPG. É um jogo fácil e divertido, que promete ocupar muito o tempo do gamer.
Allods – MMORPG gratuito tridimensional onde os jogadores vivem personagens imersos em um universo paralelo onde a fantasia e o fantástico impera. São duas facções em guerra envolvendo seis raças diferentes, passando por milhares de cenários e missões diferentes. É um jogo gratuito e que promete muita diversão para seus jogadores.
Perfect World – Outro MMORPG de sucesso, o Perfect World já possui mais de 50 milhões de jogadores pelo globo, sendo um dos jogos que mais inovou na área até os dias atuais. Não foge muito do roteiro dos outros jogos existentes, no entanto, apresenta características inigualáveis no quesito qualidade e jogabilidade.
Dungeons & Dragons Online – Mais um jogo gratuito tridimensional, baseado na famosa série de jogos D&D, que dispensa comentários. É um jogo grátis, mas expansível para quem se interessa em comprar bônus na loja online do mesmo.
Atlantica Online – Jogo de estratégia em que os jogadores encarnam personagens que buscam relíquias de Atlântica. São personagens, cenários e missões para não se colocar defeitos.
Os MMORPG são jogos indispensáveis para os fãs de bons jogos, são milhares e milhares de games disponíveis. Saiba pesquisar e escolher o jogo que mais te agrada.

Aprenda como tirar boas fotografias

Aprenda como tirar boas fotografias

As câmeras digitais se tornaram bastante populares devido aos preços convidativos, porém, muita gente acaba perdendo o registro de bons momentos porque as fotos foram tiradas erroneamente: um flash no momento errado ou a falta dele, por exemplo, pode acarretar na inutilização de uma foto.

Para tirar boas fotografias, não basta apenas focar o objeto da fotografia e apertar o botão que a máquina se encarregará de fazer o "milagre fotográfico". Ter um conhecimento básico, ajudará a tirar boas fotografias com sua câmera digital.

Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar suas fotos.


Pesquisar Câmera Fotográfica Digital no Mercado Livre! 

1) Enquadramento

Pode ser interessante deslocar o objeto principal da foto para as laterais e não fazer o que a maioria faz: foca o objeto no meio da foto.

2) Flash desnecessário

Se você utilizar o flash muito perto do objeto pode deixar a foto toda clara, porém, se utlizar a uma distância grande, foto ficará escura.

O flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, ou seja, não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o objeto está a 30 metros.

3) Flash necessário

Um ambiente sem ou mal iluminado não é o único lugar onde o flash é necessário, por exemplo, em uma foto contra-luz, ele pode ser usado como preenchimento.

4) Cuidado com o fundo

A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano, onde cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco.

5) Retratos

Acho que esse é o "erro" mais comum. Ao tirar uma foto de uma pessoa, muitos costumam distanciar-se, o que acaba por deixar um monte de nada em volta e a pessoa vira apenas um detalhe.

O melhor é aproximar-se, assim será possível reparar em detalhes como sardas e cílios (espinhas também..rs).

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Sempre que puder, aproveite a luz natural do sol. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, sendo excelente para tirar retratos.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

10) Experimente

Essa é a melhor dica. Experimente, experimente e experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro.

Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis, assim você poderá utilizar todo o potencial de sua câmera digital e poderá tirar melhores fotos!

Conheça um teclado chinês


Existe um boato que diz que o português é uma língua muito difícil de aprender, mas que o chinês é mais difícil ainda, devido as suas variações tonais – sequências de sons iguais, ditas com entonações diferentes resultam em significados diferentes.

Essa questão é difícil de resolver com métodos objetivos, mas existe uma outra da qual é possível ter alguma certeza: “É mais fácil digitar em português ou em chinês?”. A resposta fica clara se você parar para pensar nas duas línguas e estabelecer algumas comparações.

Só para ter uma idéia, oberve como é um teclado comum na China hoje. Existem outros tipos, mas este é um dos mais usados, pois é uma boa junção dos dois modelos mais funcionais usados na digitação de ideogramas, que você vai conhecer daqui a pouco.



Dialetos

Brasil

O português possui vários dialetos ao longo do seu território, mas existe uma “norma” que padroniza a escrita em todo a extensão do nacional. Não importa o quanto os gramáticos reclamem que o MSN destrói a língua portuguesa, ela existe e tem uma forma.

China

A China é o segundo maior país do mundo, e tem uma região muito maior que a do Brasil. Não bastasse isso, existem várias línguas diferentes, cada uma com seu alfabeto próprio, das quais as mais famosas são o Mandarim e o Cantonês.



Representação gráfica

Brasil

No Brasil é usado apenas o alfabeto latino – ou uma adaptação dele –. na qual cada letra representa um som distinto (algumas vezes duas letras representam o mesmo som). A junção de várias letras forma as palavras, que representam conceitos, objetos etc.

China

A China utiliza o método de ideogramas, no qual cada símbolo representa uma ideia ou conceito pronto. É como se cada letra representasse uma palavra inteira. Existem milhares de ideogramas, que podem ter diferentes significados dependendo do contexto.



O problema dos chineses

Pode parecer um pouco de preconceito dizer que os chineses têm problema para digitar, mas a verdade é que até hoje eles não possuem um sistema padrão para desenvolver teclados, como o nosso ABNT2. E esse problema é mais antigo que os computadores: ele vem desde a época das máquinas de escrever.


A maior dificuldade enfrentada pelos chineses atualmente é conseguir fazer um teclado que consiga produzir o maior número possível de ideogramas, e que ainda possa usar os caracteres do alfabeto latino, predominantes nas culturas ocidentais e, portanto, na internet. Para resolver o enigma, algumas soluções foram pensadas:

O método Cangjie

Cada tecla recebe um símbolo que é chamado de “radical” ou “raiz”. Existem 24 desses radicais e a partir deles você pode formar outros sub-radicais e formando praticamente todos os ideogramas. Para uni-los você deve pressionar os botões ao mesmo tempo.


Na verdade esse método é apenas o mais famoso dos chamados “Shape-based methods” (Métodos baseados na forma). Existem vários outros, cada um adaptado para uma região, contexto e língua diferente.


O método Hanyu Pinyin

É uma espécie de adaptação da escrita chinesa ao estilo ocidental, baseada em critérios fonéticos. Em sua transposição para os teclados, ele exige que o usuário digite o modo como a palavra é pronunciada para fazer com que o símbolo correto apareça. Esse método foi criado baseado nos símbolos fonéticos internacionais ou IPA.

Existem softwares que facilitam o método Pinyin, fazendo com que ele fique parecido com os dicionários de celular: você começa a digitar uma palavra e o programa, baseado no contexto e nas suas preferências, dá uma lista de possíveis complementos. A primeira imagem deste artigo é um exemplo de um modelo híbrido entre os dois métodos.



Efeito colateral

Um efeito colateral sentido pelos chineses que usam esses métodos facilitadores de digitação é que eles estão esquecendo as formas tradicionais de escrita. Estudiosos mais conservadores temem que isso possa levar à extinção do sistema de ideogramas, que é tão característico da cultura chinesa. Alguma semelhança com a nossa situação?

Porém, algumas pessoas acreditam que os teclados podem, na verdade, ajudar: há relatos de pessoas que afirmam usar o celular ou computador como método de consulta no caso de esquecimento de algum símbolo mais problemático.

.....

Então, a próxima vez que você reclamar que uma palavra como “perspicaz” ou “agência” é difícil de digitar, pense nos internautas chineses e em todas as complicações que eles têm para aprender a usar os diferentes sistemas de digitação e colocar na tela as suas ideias.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br

O que é o Geocaching?


O que é o Geocaching?

Geocaching é um esporte em rápida expansão ao redor do mundo, porém ainda caminha em passos de bebê no Brasil. Oesporte consiste basicamente em um jogador que esconde um tesouro – ou “cache”, como os jogadores se referem-, grava as coordenadas no site oficial (Geocaching.com) e disponibiliza estas coordenadas para que este cache possa ser encontrado pelos outros usuários.



GEOCACHING: Uma caça ao tesouro com GPS!
Os caches geralmente são de tamanho médio, como umtupperware de cozinha; mas podem variar desde “micro-caches” (do tamanho de um batom), até caches grandes, do tamanho de caixas de sapato.

Quando o cache é escondido, o jogador que o escondeu deve colocar ao menos um item no recipiente.

Quando um outro jogador o encontrar, deve deixar um item de igual ou maior valor no lugar do item que escolher pegar.

De acordo com o site Geocaching Brasil, o maior site oficial do esporte no Brasil, já existem 816 caches escondidos no Brasil, porém estão concentrados nos grandes centros: o estado de São Paulo tem quase 50% dos caches, com 391 escondidos.

Com certeza é um esporte com grande potencial, e com o grande crescimento e popularização de aparelhos com GPS, seu futuro é claramente promissor.

As empresas com mais queixas em 2010


As empresas com mais queixas em 2010

No levantamento de reclamações feitas pela Proteste com seus associados, as compras online foram as campeãs de queixas em 2010, onde três grandes empresas de comércio eletrônico passaram a fazer parte da lista das dez empresas mais reclamadas, sendo elas Americanas.comCompra fácil eShoptime.


Atrasos na entrega, falta de informações claras e até falta de canais de contato foram os motivos que levaram as compras online a liderarem as queixas no ano de 2010.

A utilização do comércio eletrônico cresceu, consequentemente os problemas também, devido a não adequação das empresas a maior demanda por esta modalidade de compra.

Os sites que mais utilizei para compras online, foram a própria Americanas e o Submarino, e felizmente, nunca tive nenhum problema com os mesmos. Exceto uma vez, que o pessoal do Submarino colocou meu endereço errado e tive que ir buscar na casa do entregador dos correios!

Outro ponto a ser ressaltado, é que na lista prevalecem as empresas de telefonia móvel e fixa, mostrando que as mesmas geram muita dor de cabeça aos consumidores.


Segue abaixo a lista com as 13 empresas com mais queixas em 2010.

1) Oi/telemar
2) Claro
3) Itaú
4) Tim
5) NET
6) Banco do Brasil
7) Vivo
8) Brasil Telecom
9) Samsung
10) Telefônica
11) Americanas.com
12) Compra Fácil
13) Shoptime



Fonte: Proteste

Facebook supera metade dos usuários do Orkut só no Brasil


Depois do lançamento do filme "A rede social", que conta a história do fundador do facebook, o número de usuários do facebook aumenta sem parar. Por algum motivo desconhecido os defensores do orkut largaram de defendê-lo e estão migrando para o Facebook. O Facebook atualmente é a maior rede social do mundo, mas nunca foi bem aceita no Brasil. Os brasileiros sempre preferiram o orkut, talvez por estarem acostumados ou talvez realmente por preferência (que é o meu caso). Mas as coisas estão mudando...


Facebook deu um salto em usuários no Brasil, enquanto o Orkut fechou o mês de março com 32,41 milhões de acessos, o Facebook fechou com mais da metada, 17,92 milhões de acessos. Tudo isto depois do lançamento do filme que conta a história do fundador do Facebook. O Facebook terminou 2010 com 12,3 milhões de visitantes únicos, com crescimento de 45,5% no ano. Nos últimos seis meses, a audiência do site criado pelo americano Mark Zuckerberg disparou 65,7% no país. No mesmo período, o Orkut cresceu 2,85%.

No final das contas, observamos como o cinema influência as pessoas. Quando eu conseguir o s dados sobre aumento do número de prostitutas, postarei aqui e a influência do filme daBruna Surfistinha( Apenas uma ironia, meus caros leitores, nada contra o filme)

Comparativos de tablets


Vi esta tabela de comparação de tablets que vão concorrer com a nova versão do Ipad e achei interessante postá-la no nosso blog. Clique em continuar lendo para vê-la.

Ipad será fabricado no Brasil. Redução de preços?


Nesta semana ficamos sabendo que a Apple e a Foxconn irão fabricar o ipad no Brasil apartir de novembro. Com esta notícia, logo pensamos numa redução de preço, o que não seria nada mal. Além das definições da fabricante, o “futuro” do iPad no Brasil depende de alterações nas regras de tributação. O Ministério do Desenvolvimento realiza até sexta-feira (15) uma consulta pública sobre as condições para a inclusão dos tablets (microcomputadores portáteis sem teclado e com tela sensível ao toque) no Processo Produtivo Básico (PPB), o que possibilitaria a redução de impostos do equipamento.

O Ministério das Comunicações, que solicitou a consulta pública, estima que, com a inclusão no PPB, os tablets terão redução de até 31% nos preços na comparação com os importados, já que o IPI cairia de 15% para 3% e o ICMS, caso a produção seja em São Paulo, de 18% para 7%.

Outra possibilidade é a inclusão dos tablets na lei 11.196, originada pela MP do Bem, que isenta de PIS e Cofins a venda de computadores e modems até o fim de 2014. O Ministério da Fazenda, que decide questões de desoneração, informou que não apresenta temas ainda em discussão e que não há nada formalizado sobre o assunto.

Veja abaixo uma séria de perguntas e respostas sobre o que mudará com a fabricação no Brasil:

- Fabricado no Brasil, o iPad vai ficar mais barato?
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), se o Congresso Nacional aprovar a inclusão dos tablets na Lei da Informática e na MP do Bem, o iPad pode ficar cerca de 30% mais barato no Brasil.

- Vai ficar mais barato do que comprar do exterior?
A importação deixa o produto mais caro, conforme a Abinee. Por isso, se houver a aprovação dos incentivos, valerá mais a pena para o brasileiro comprar o iPad no Brasil. Segundo Benjamin Sicsú, vice-presidente de novos negócios da Samsung, a lógica é que o produto fabricado no Brasil seja mais barato que o produto importado. “Se um brasileiro for comprar o tablet no exterior ou por um site de venda on-line, ele vai gastar mais (por conta dos impostos de importação)”, afirma Benjamin. “Os incentivos fazem com que o custo de produzir no Brasil seja menor que a importação”, completou.

Se o consumidor comprar o tablet no exterior e trouxer para o Brasil, há a incidência de 50% de Imposto de Importação no que exceder o valor de US$ 500 (ex: se o produto custa US$ 700, haverá incidência de 50% do imposto sobre US$ 200), explica o advogado tributarista André Mendes Moreira, do escritório Sacha Calmon.

Com a produção no Brasil, pode ser que haja a venda, por parte das operadoras, do aparelho junto com o plano de serviço de transmissão de dados da telefonia móvel. Nesse caso, as operadoras podem dar descontos no valor do equipamento.

- E os concorrentes, vão ficar mais baratos?
Se for aprovado o acordo para que o tablet seja classificado como computador, haverá uma série de isenções fiscais para a fabricação do produto no Brasil, como já existe para os computadores pessoais. Nesse caso, o benefício não será somente para o iPad, mas sim para todos os tablets produzidos no Brasil, segundo o advogado

Com isso, os concorrentes também receberão os incentivos e, portanto, ficarão mais baratos, afirmou a Abinee. Hoje, já existe um tablet fabricado no Brasil: o Galaxy Tab de 7 polegadas, da Samsung. Conforme Sicsú, o aparelho foi enquadrado pelo governo como celular. Porém, a Samsung irá lançar, a partir de junho, outros dois tablets, de 8,9 e 10,1 polegadas. A Motorola anunciou nesta terça-feira (12), o Xoom, que também é fabricado no Brasil e busca os incentivos. Por enquanto, o governo enquadrou os tablets na mesma definição do Palm Pad, afirmou Sicsú, o que não os qualifica para as isenções fiscais.

- As peças serão importadas?
A princípio, os iPads serão apenas montados no Brasil, com peças importadas, segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

“A informação que temos é que a Foxconn também trará uma fábrica de componentes”, afirmou a Abinee. Porém, conforme a associação, o Brasil ainda não tem fábricas de chips. “O país ainda não possui produção da maioria dos componentes centrais, como display”, afirmou Sicsú.

- Quanto tempo leva para as peças chegarem ao Brasil? Como chegam?
Conforme a Abinee, depende da empresa e dos fornecedores. “Os lançamentos da Apple no Brasil sempre chegam mais atrasados por causa dos processos de contratos e de negociações”, afirmou a associação. “O tempo que leva um componente para chegar ao Brasil depende da logística que é utilizada. Produtos mais singelos, como celulares, podem vir ao país de avião e leva cerca de três dias. Já aparelhos maiores, como televisores, levam, em média, dois meses de navio”, afirmou Sicsú.

- A qualidade do produto será a mesma?
Segundo a Abinee, o iPad fabricado aqui deverá ter a mesma qualidade. “Os aparelhos produzidos na indústria brasileira têm a mesma qualidade e especificações técnicas e seguem a tecnologia existente no mundo. As empresas são transnacionais e o plano de fabricação de produção é igual”, disse a associação.

Sicsú vê vantagens qualitativas na produção nacional: “quando o produto é importado, ele pode ter alguma especificação referente ao país de onde veio. Por exemplo, uma televisão comprada nos EUA virá com sistema de transmissão para os EUA. Por isso, o produto importado pode gerar complicações”, explica.

- O iPad nacional terá a inscrição “made in Brazil”?
Isso depende do segredo industrial de cada empresa, diz a Abinee. Já Benjamin Sicsú afirma que todo produto fabricado no Brasil precisa estar identificado como “Made in Brazil”. “A marca leva informação aos consumidores. É preciso saber onde o produto foi feito no caso de defeito, quebra, troca e garantia. Um produto importado nem sempre consegue atender esse tipo de serviço”, afirma.

Montados na China, os iPads hoje trazem a inscrição “Designed in California. Assembled in China” (Projetado na Califórnia. Montado na China).

- Para qual mercado irão os iPads feitos aqui?
Por enquanto, a produção de iPads no Brasil deve atender apenas à demanda interna. Dependendo da capacidade e extensão da produção, os produtos poderão ser exportados, afirmou a Abinee.

É o que ocorre com os produtos de outros fabricantes. “Às vezes, nossos produtos são exportados para os países do Mercosul. Porém, nos últimos anos, eles começaram a investir também em produção local”, explica Sicsú. Conforme Sergio Burniac, executivo da Motorola, a companhia estuda a possibilidade de exportar o tablet Xoom fabricado aqui para outros países da América Latina. Porém, no início, a produção atenderá apenas o mercado brasileiro.

- Compensa fabricar no Brasil?
Segundo André Moreira, provavelmente compensa. “Há um mercado consumidor bastante considerável carente desse produto e, em termos tributários, desde que o tablet seja enquadrado nos benefícios do computador, há vantagens”.

Para a Apple/Foxconn, vai compensar para atender melhor o mercado interno, afirma a Abinee. Além disso, a associação diz que a companhia de Steve Jobs poderá formar uma base para exportar produtos para os países vizinhos. “Porém, o mercado é ainda virgem, está recém começando o processo de produção”, completou.

- O que a Foxconn/Apple ganha montando o iPad no Brasil?
Além de ficar livre do Imposto de Importação, há incentivos para a fabricação no país por meio de isenção de tributos. Além disso, quando os investimentos são muito elevados, não é incomum que estados e municípios onde a fábrica será instalada ofereçam incentivos como doação de terreno, além das isenções de impostos, aponta o advogado.

No caso do município, os tributos são o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Os benefícios que podem ser concedidos entram nas chamadas isenções condicionais por prazo certo, nas quais o município cria um acordo para que a fábrica se comprometa a investir determinado valor e criar certo número de empregos em troca dos benefícios. O ISSQN, por exemplo, que é cobrado das prestadoras de serviços da fábrica e é de 5%, pode chegar a 2%, reduzindo o custo da contratação do serviço.

Para a Abinee, a Apple também ganha ao atender melhor o mercado brasileiro, que está em expansão. “Na hora da manutenção, por exemplo, o consumidor conseguirá encontrar peças mais facilmente”, afirma Sicsú.

- Em que fase está o processo para que os tablets possam se beneficiar dos incentivos fiscais?
“A nossa expectativa é que o mais tardar em 120 dias a gente possa estar com essa parte da legislação devidamente equacionada. Esse é um projeto prioritário da presidente Dilma”, afirmou a Abinee. Conforme a associação, as manifestações do Congresso Nacional devem definir em algumas semanas se o tablet vai receber os benefícios do MP do Bem.

100 Aplicativos para Apple iPad que valem a pena


100 Aplicativos para Apple iPad que valem a pena

O Alan Niemies, dono do blog Nuvenus Chovendus, escreveu um excelente artigo falando sobre 100 aplicativos para o Apple iPad que valem a pena serem utilizados.

Pesquisar Apple iPad no Mercado Livre!!


Existem aplicativos pagos e outros gratuitos, todos disponíveis na loja da Apple - App Store.

Pianist-ProFlight-Control-HD-iPad

Na listagem aparecem alguns leitores de livros virtuais erevistas (inclusive quadrinhos) e até uma versão de um leitor compatível com livros do Kindle! Também existe programa para criação de wallpapers personalizados, utilização do Twitter e Skype, versão do Excel, GPS, Atlas do corpo humano, entre outros.

Não poderiam faltar também os jogos! Existe versão para iPad doMirror’s Edge - jogo de Le Parkour, Zombie Attack e Air Traffic.

Twitter-for-iPad

Os programas para o iPad são divididos nas categorias:Entretenimento, Música e Instrumentos, Social, Utilidades, Fotos e Imagens, Notícias, Médica, Estudo e Games.

Para quem tem um iPad é obrigatório passar no blog para conferir o artigo!



Como otimizar o uso da memória RAM do computador


Como otimizar o uso da memória RAM do computador

Minimem é um pequeno aplicativo para otimizar o uso da memória RAM do PC. Através de uma análise dos processos em andamento no computador ele oferece a possibilidade de diminuir o uso de RAM por parte deles.


Os processos são exibidos ao usuário, de forma semelhante ao gerenciador de tarefas do sistema, onde o mesmo poderá escolher os aplicativos a serem otimizados. Os processos selecionados são otimizados e passam a consumir menos memória física do computador do que consumiam previamente.

A utilização do Minimem é simples, já que depois de instalado o aplicativo fica na Bandeja do sistema (systray) e é executado em segundo plano. A partir do ícone pode-se abrir as preferências do aplicativo.

Uma das grandes vantagens do Minimem sobre outros softwares de gerenciamento de RAM é a otimização contínua dos programas selecionados, onde é possível determinar o intervalo de tempo entre cada ação do programa, aumentando assim a eficiência do uso da memória RAM no computador.



Melhore a velocidade de navegação na internet usando o DNS do Google


DNS alternativo, público e gratuito do Google

DNS Público do Google é gratuito e oferece uma ótima alternativa aos fornecidos pelos provedores de internet. Utilizando-o você irá agilizar a velocidade de navegação na internet, melhorar sua segurança e obter os resultados que você espera sem nenhum redirecionamento.

Para quem não sabe DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) são servidores que traduzem nomes para os endereços IP e endereços IP para os respectivos nomes, permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Por exemplo, um site da Web, pode ser identificado de duas maneiras: pelo seu nome de domínio, por exemplo, “www.wikipedia.org” ou pelo endereço de IP dos equipamento que o hospedam (por exemplo, 208.80.152.130 é o IP associado ao domínio www.wikipedia.org).


O protocolo DNS é uma importante parte da infraestrutura da internet, servindo como uma agenda telefônica: toda vez que você visita um site, seu computador realiza uma busca de DNS. Páginas complexas necessitam de múltiplas buscas de DNS antes de começar a carregar, então seu computador pode realizar milhares de buscas por dia.

Os sites da internet estão se tornando cada dia mais complexos e incluindo mais recursos de diversas domínios de origem, fazendo com que os computadores precisem fazer múltiplas buscas de DNS para carregar apenas uma página. O usuário de internet médio realiza milhares de buscas de DNS diariamente, tornando mais lenta a experiência de navegação.

DNS Público do Google é hospedado em data centers espalhados pelo mundo e utiliza as rotas mais curtas para mandar as requisições do usuário aos servidores mais próximos geograficamente, tornando as buscas de DNS bem mais rápidas.


Para utilizar o DNS do Google:

* Configure sua rede de internet para usar os endereços de IP8.8.8.8 e 8.8.4.4 como servidores de DNS


Usando DNS Público do Google você pode:

* Agilizar a velocidade de navegação na internet
* Melhorar sua segurança
* Obter os resultados que você espera sem nenhum redirecionamento